O direito civil regula as relações privadas da sociedade. O direito de família, por sua vez, regula as relações familiares. Os dois ramos do direito devem se pautar pelo direito constitucional e o segundo (família), em específico, também pela psicologia jurídica e assistência e serviço social.
Todos os dias, mesmo sem se dar conta, o direito civil esbarra em nossas vidas, transformando-as e as impactando. Quando compramos um pãozinho na padaria, realizamos um contrato de compra e venda. Quando pegamos um ônibus para ir para a faculdade ou para o trabalho, realizamos um contrato de transporte. Mas, não só. Vai além! Há, como exemplo, contratos de vultuosas montas, envolvendo grandes negociações, que igualmente são regulados pelo direito civil.
O direito de família também impacta nossas vidas. Seja em ações de alimentos, guarda familiar, investigação de paternidade, ou ainda, divórcio, separação, união estável e casamento, entre outros.
Enfim, várias são as relações determinadas e abrangidas pelos dois segmentos do direito privado mencionados.
Tendo isso em vista, este blog surge com o escopo de facilitar a vida forense dos advogados civilistas e dos demais profissionais do direito interessados na temática. Para tanto, traz-se as últimas notícias, novidades e tendências do direito civil e da família.
Esperamos que seja útil! Qualquer crítica ou sugestão é bem-vinda!
Fale comigo: nicholasm@adv.oabsp.org.br ou se preferir: + 55 (11) 98395-9794.
Comentários
Postar um comentário